Pesquisar este blog

domingo, 30 de maio de 2010

Review Canister Atman 3338

Neste Review conheceremos o Canister Atman 3338 apresentado pelo aquarista Stevenson, participante do forum Aquahobby e que mantém o site de Web Design. Ele autorizou a publicação de suas imagens e descrições do produto (que complementarei com as minhas próprias impressões). A Atman é uma daquelas empresas de produtos diversos para aquários das quais não se sabe muita coisa, o próprio web site é um mistério, pois fazendo uma pesquisa no Google não aparece muita coisa relacionada a aquários. O que se sabe é que entre os fabricantes de produtos mais populares para aquários a Atman é o que se destaca com maior qualidade de projeto e acabamento de seus produtos concorrendo forte com a Resun e a Boyu.

O filtro Atman 3338 é apresentado com vazão máxima nominal de 1200 litros por hora, porém se observarmos atentamente o gráfico de desempenho vazão x altura da coluna d`água veremos que essa vazão descresce bastante com o aumento da altura do aquário, isso acontece com todos os filtros canisters, mas é importante o fabricante disponibilizar essa informação, pois muitos aquaristas reclamam quando notam que seu filtro não tem aquela vazão destacada no anúncio do produto. Neste caso num aquário com a superfície da áqua situada a 1.2 m do chão menos a altura do filtro (0.4 m)  a bomba terá que vencer 0.8 m de altura, que cruzando no gráfico dá uma vazão de pouco mais de 800 litros por hora, que ainda é uma vazão razoável, mas essa vazão poderá ser menor dependendo dos tipos de mídias filtrantes instaladas. Ponto positivo para a Atman por evidenciar o gráfico.




Características técnicas:
Dimensões: 40cm(altura) x 22cm(comp) x 18cm(larg)
Disponível em 110 e 220v, 30w de consumo.
Coluna de água de até 180cm.
O filtro é bastante alto, com 40 cm é maior que um Eheim 2215, a foto mostra uma garrafa térmica de 750 mL como comparativo.O sistema de conexão dos aquastops é o mais utilizado atualmente pelos canisters da maioria das marcas, uma das exceções conhecidas é a dos robustos Eheim Classics cujos os aquastops são totalmente separados do corpo do filtro. A desvantagem de ter aquastops incorporados à cabeça motorizada é que se apresentarem defeito por desgaste ficará difícil reparar sem ter que trocar a cabeça completa.




O conjunto de acessórios é bem completo e inclui duas opções de saída de filtro:
O Tubo Flauta, um longo tubo perfurado para uma discreta movimentação da superfície e Direcionador de Fluxo ou popularmente Lily Pipe, que concentra mais o jato de saída criando uma correnteza.




 Após removida a cabeça motorizada pode-se vizualizar a grade que separa o compartimento das gavetas. O sistema de travamento da cabeça é simples e eficiente, particularmente nunca ouvi reclamações sobre o mesmo.




As gavetas permitem uma boa organização das mídias filtrantes, sendo que o fabricante somente fornece um bloco de lã acrílica e uma esponja. De qualquer forma a maioria dos filtros populares vêm acompanhados de mídias biológicas de qualidade/eficiência questionável. Nada que uma caixa de Siporax, Bio-Glass, Substrat-pro ou Matrix não resolva.



Cabeça motorizada, quanto mais simples menos coisas para quebrar. O fabricante recomenda a substituição periódica do impeller caso o substrato seja muito fino (algo como aquelas areias tipo "sugar size"), na dúvida fique atento ao ruído provocado por desgaste do impeller, pois quando novo esse filtro é bem silencioso.




1 - Aqui mostrando os bicos que não são fixos podendo movê-los de posição para melhor acomodamento das mangueiras.

2 - Lugar para pegar e remover de local nas manutenções.

3 - Mostrando onde colocar os elementos filtrantes por ordem.


As vantagens:

* O Principal é o custo que é bem inferior às demais marcas.
* Vem muito bem embalado em sua caixa.
* Qualidade de material excelente, sendo superior à do Fluval e semelhante à da Eheim.
* Instalação bem simples (deve-se encher o filtro antes de ligar, não possui bombeamento manual de start como na série Fluval).
* Extremamante silencioso.
* Acompanha manual em Português bem explicado.
* Manutenção fácil de ser realizada, com remoção do impeller para limpeza ou troca.
* 3 cestos com muito espaço para material filtrante (superior ao Fluval).
* Volta a funcionar após quedas de energia.
* Fácil achar peças de reposição (vários sites de lojas e no mercado livre).


Por meio dos links abaixo você pode acompanhar uma discussão sobre o filtro e as impressões deste e outros modelos da marca.


Tópico do forum Química e Equipamentos para Aquários (Aquahobby.com)


Críticas de Produtos para Aquários: filtros canisters Atman (Aquahobby.com)

Abraços Aquarísticos!
















12 comentários:

Anônimo disse...

esses 4 pequenos círculos serve para que? aquele botao na tampa e para bombear agua?

AquaMan disse...

Os círculos são as borrachas de vedação dos aquastops. O botão serve para bombear ar para fora do filtro facilitando o enchimento com água.

Luiz disse...

Olá, meu aquário tem travas francesas então não sei se os tubos de entrada e saída encaixariam no meu aqua. Sabe dizer qual o espaço entre as partes paralelas dos tubos em U?
Valeu pelo review.

AquaMan disse...

Infelizmente eu não medi a distância entre os tubos curvados.

AquaMan disse...

Infelizmente eu não medi a distância entre os tubos curvados.

Anônimo disse...

Esse canister depois que encher o corpo dele com água é só ligar na energia e ele puxa a água do mesmo jeito que os filtros Hang On da Atman ou eu devo encher e bombear a água antes de ligar?

Entre esse e o Eihem Classic qual é melhor? Ou são equivalentes?

Anônimo disse...

achei o site do fabricante da Atman, o nome é Chuangxing Electrical Appliances Co., Ltd". (China) quem quiser dar uma olhada...

Atenciosamente Ediomar Luzia.

Lilian disse...

Nao sei qual o lado certo do tubo de entrada e saida de agua. Filtro Boyu EF-05 entrada de agua fica na parte da esponja ou perlon e saida de agua no da ceramica e carvao

Dawton Thurim disse...

Sabe me dizer quanto ele gasta por mês de energia +-?

Marcos Bomfim disse...

Em média 21,6 Kw por mês, daí é só multiplicar pelo valor da tarifa de sua região para saber o quanto isso representa em Reais.

douglas.maninhooo disse...

Alguém tem esse canister?
Atman 3338
O meu fica fazendo um ruído quando está funcionando,
Detalhe ele é novo

Svrevers disse...

Cara, esse filtro é com motor selado e com rotor com imã, correto?
Liga o motor SEM a parte interna (Impeller) ele deve parar o barulho.
Pode ser uma folga no rotor (que fica na parte de fora o tal de impeller.
Tem uma borrachinha que dá o espaçamento correto entre as pertes.
At.te,