Pesquisar este blog

domingo, 3 de janeiro de 2010

Transformando um Refletor numa Luminária Pendente.

É comum um aquarista que gosta de fazer uns arranjos passar numa loja de ferragens ou de material elétrico e bater os olhos em algum objeto e comprá-lo mesmo sem ter a necessidade de usá-lo imediatamente, mas já com um plano de usar de alguma forma num aquário montado ou para montar. Um objeto que me chamou a atenção foi esse refletor com soquete E27 para lâmpadas comuns rosqueáveis sejam fluorescentes ou incandescentes (sua estrutura não impede uma fácil adaptação para uso de lâmpadas PLs).


Na figura A pode-se notar a lâmpada com o refletor de alumínio com a calha sextavada com 31,5 cm de comprimento e 14,5 de largura. O peso não sei informar, mas é muito leve e com a lâmpada não deve passar de 1/2 kg. O acabamento deste refletor não é lá dos melhores sendo que suas partes são unidas por cola de silicone, inclusive o vidro, o que levará a ter que quebrar o vidro se quiser poder aproveitar todo potencial da lâmpada.

Na figura B pode-se notar como é prático e fácil de substituir/instalar uma lâmpada nele, bastando apenas girar duas porcas manuais.





 

A figura ao lado mostra um dos modelos produzidos pela Tashibra. O acabamento é muito superior, sendo produzido em plástico industrial resistente e alumínio, não há cola e a tampa de acesso à lâmpada é fixada por encaixe.





Para iniciar a modificação basta remover a alça do chassis que é somente aparafusada e furar a calha de alumínio fina com uma broca específica para metais. O número indicado da broca coincide com parafusos pequenos usados para fixar os ganchos que a manterão suspensa. No canto esquerdo superior da foto você poderá notar uma importante "ferramenta" usada para resfriar o aquarista durante todo o trabalho :-).



A figura C mostra o material de fixação da luminária:
02 parafusos n.º 3 com porca e arruela.
01 raio de pneu de bicicleta para fazer os ganchos (certamente você encontrará ganchos mais bonitinhos em lojas, mas eu quis aproveitar essa peça que estava há anos na mala de ferramenta sem nenhum uso).
Fig. D: raio de bicicleta já torcido e cortado.
Fig. E: Parafuso e porca já fixados por dentro.




A figura F mostra o gancho usado para fixar a luminária e na fig. G a corrente para suspendê-la (por pura preguiça ainda não cortei o excesso...rsrs). Nesse caso eu tive uma prateleira disponível para servir de suporte ao conjunto, se não houvesse a mesma eu poderia optar por ganchos que costumam ser usados pra suspender caqueiras de plantas.






A figura ao lado mostra como ficou a luminária pendente, a mesma está sobre um plantadinho de 47 litros e aparentemente está iluminando bem. O que ainda falta fazer é quebrar o infeliz do vidro e dar o acabamento final pintando o chassi de preto com tinta spray fosca, mas como ainda não comprei o Primer para fixar a tinta retornarei em breve para terminar o artigo, mas o principal já foi mostrado.
   O projetinho é super simples, exige razoavelmente pouco trabalho e também não custa muito caro (uns 60 reais no total, incluindo o valor da luminária, que custa por volta de 30 reais). Uma luminária original semelhante custaria mais que o dobro disso.
Continua...

Um comentário:

Marcos disse...

Muito legal as dicas e avaliaçoes, você está de parabéns.

http://aquarismoreal.blogspot.com

Abraços Aquaristicos