Pesquisar este blog

domingo, 6 de julho de 2008

Jebo 501 super mini external filter

Esse é o menor filtro externo da linha de filtros Hang-on da Jebo, com uma capacidade nominal de fluxo de até 250 Litros/Hora esse filtro concorre diretamente com o HF-100 da Atman, o Azoo Mignon 60 e outros da mesma categoria, se bem que os menores filtros das marcas mais consagradas (Hagen, Tetra, Eheim, etc.) são maiores que os Chineses citados, por isso acho mais justo não compará-los diretamente.

















Trata-se de um filtro realmente pequeno cujo corpo cabe aproximadamente 180ml de água e pode se apresentar nas cores Cinza, Preto (mais comum) e Translúcido. A tampa encaixa-se frontalmente adaptando-se ao regulador de fluxo que não interrompe totalmente o fluxo, mas apenas o reduz tornando-o adequado ao tamanho do aquário em que o filtro é usado. O encaixe da tampa é bem justo e seu uso é praticamente obrigatório, mais pra frente eu digo porque...




















Filtrinho instalado e funcionando, não demora muito para iniciar. Um ponto negativo deste filtro é a trepidação do rotor da bomba, aparentemente a mesma é superdimensionada para este filtro e além do ruído proporcionado pelo rotor quando há um refil inserido o nível da água fica muito alto chegando a molhar a tampa, mas em momento algum verifiquei qualquer vazamento.




















Filtro aberto e funcionando a todo fluxo, note que há uma forte turbulência de água na rampa de saída, esse filtro só por sí já serve muito bem como bomba de circulação/oxigenação de água.
















Interior do corpo do filtro, o refil encaixa-se em dois trilhos chanfrados. O preço do refil é um dos grandes diferenciais desse filtro e você pode comprá-lo em pacotes de 5 unidades a menos de 10 reais o pacote, além de ser facilmente encontrado na maioria das lojas.















Há um pequeno ajuste para encostar o filtro no vidro e mantê-lo nivelado, não é muito eficiente, mas também não faz muita diferença.















Tubo de entrada de água: Possui extensão para aquários mais altos e controle de fluxo de água.















Grade de entrada de água: Dificilmente algum animal fica preso aí.















Como sempre: Em um filtro chinês o eixo do rotor é fixo na bomba, mas pelo preço baixo deste filtro isso não conta como ponto negativo.




















Enfim, suas características técnicas.

É um filtro barato (talvez o mais barato da categoria), econômico em todos os aspectos e fácil de encontrar nas lojas junto com seu refil, mas poderia ser mais silencioso! Eu particularmente o recomendo para quem não for usá-lo junto à cama, mas sim para quem for usá-lo em ambiente movimentado ou quem possui vários aquários espalhados pela casa, pois o ruído não é estridente, mas é perceptível a ponto de incomodar um pouco.
Abraço!

5 comentários:

Unknown disse...

ja perdi uma kulli neste jebo 501 ele realmente faz um pouco de barulho !

Josimar disse...

Tenho um a 2 meses e percebi um problema quando acaba a luz ou vc precisa desligalo ele desse a agua do copo e tenho que encher o reservatorio para ele voltar a circular a agua.

dastrevas disse...

o meu nao faz barulho nenhum,e fica no meu quarto o aquario.eu achei muito potente o fluxo de de agua.

Guilherme Ferrari disse...

Como faço para retirar algas do caninho do filtro?

dastrevas disse...

retiro o que eu disse sobre o barulho ele e muito barulhento pra botar no quarto ultimamente o meu ta fazendo um barulho insuportavel nao da para dormir sossegado.