Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de abril de 2008

REVIEW 25/04/08
Mini-filtro canister Boyu EF-05

Sempre que montamos um nano plantado uma das preocupações é com a filtragem, em especial com a capacidade de suporte à mídias biológicas para fixação das bactérias responsáveis pelo ciclo do nitrogênio no aquário. Quando recorremos à maioria dos filtros Hang-on do mercado nos deparamos com aparelhos muito pequenos, com volume da caixa de filtragem mal distribuído e voltados somente para a acomodação do cartucho/refil de perlon e carvão, desconsiderando a possibilidade de usar mídias porosas, salvo alguns modelos que são vendidos com uma esponjinha diminuta inclusa. À exceção do Aquaclear 20 (antigo Aquaclear mini), essa parece ser a regra entre fabricantes chineses, canadenses, europeus e americanos e até brasileiros.
Apesar das tendências, a Boyu lançou dois modelos de filtros canisters de pequeno porte nomeados de EF- 05 e EFU- 05, ambos com vazão estipulada em 200 litros/hora, sendo que o EFU-05 possui uma lâmpada germicida (raios UV) no seu interior.
Aqui descrevo somente o EF-05, modelo voltado para o uso em pequenos aquários entre 20 e 50 litros mais ou menos.


Ao lado podemos ver o kit que é fornecido, o aspecto do conjunto é bom, com um acabamento honesto e bem suprido de acessórios. Abaixo segue a lista de ítens que vêm na caixa, um ítem que faltou logo de cara foi o manual, aliás um acessório costumeiramente desprezado pelos fabricantes chineses :-(

01 Tubo coletor de água com grade (de aspecto desproporcional com o conjunto);
01 Tubo difusor tipo flauta para saída de água;
01 Tubo difusor para saída de jato concentrado de água; 06 Ventosas de silicone;
02 Mangueiras de pvc translúcido de 16mm de diâmetro; 01 Filtro canister 220v/60 Hertz - consumo de 5,5w;
01 Presilha ajustável em plástico resistente para acoplar o filtro ao vidro traseiro do aquário como um Hang-on (uso opcional).
01 Esponja cilíndrica para acomodar na câmara de entrada de água;
01 Porção de carvão ativado;
01 Porção de cerâmica.

Pode-se notar que o kit oferece duas opções de saída de água: uma pelo tubo perfurado (tipo flauta) que a faz sair em pequenos filetes rentes a linha d`água e outra onde o fluxo é concentrado em um só jato d`água, o uso de um ou de outro dependerá do uso de CO2 injetado via difusor, se bem que o fluxo normalmente não é forte e se espalha bastante tornando a escolha a princípio mais pessoal.




À esquerda a presilha com parafuso de ajuste para diversas espessuras de vidros,esta presilha se encaixa ao corpo do filtro tornando-o um modelo Hang-on (filtro de pendurar).








Na figura ao lado pode-se ver as informações técnicas do rótulo do filtro.









Foto do filtro como ele vem montado da fábrica...














Vista superior da bomba, as conexões são rosqueáveis para prender melhor as mangueiras.










A tampa retirada na foto ao lado serve para encher o filtro de água quando montado e antes de ligar...










Material filtrante original de fábrica...












Divisória removível do copo...








Além da cerâmica fornecida, resolví incluir um pouco de Eheim Substrat-pro e Siporax para melhorar a filtragem biológica, esta é a grande vantagem deste pequeno canister: espaço para customização.










Quase pronto para ligar:
















Instalado num aquário de 27 litros com tubo difusor na saída...









Este filtro está em funcionamento desde novembro de 2007, até o momento não apresentou defeitos e nem ruídos (a não ser quando algum filhote de caramujo vai para a bomba), é normal o fluxo diminuir bastante com o passar do tempo e retornar ao normal após uma limpeza com troca do perlon. A única reclamação fica por conta da falta de válvulas aquastops para facilitar a manutenção periódica, mas como o filtro é pequeno isso não chega a contribuir contra sua aquisição.





Recomendo!

3 comentários:

Henrik disse...

Boas.

Só uma pergunta acerca desse fitro.

Ele é muito ruidoso? Dá para ter num quarto ligado durante a noite?

Obrigado.

Marcos Bomfim disse...

Alguns aquaristas ultimamente têm reclamado de barulho (ruído) deste filtro, não sei se é o caso de lote defeituoso ou redução da qualidade de acabamento para reduzir custos de produção. O filtro que uso só faz ruído após a manutenção por causa do ar que fica retido. Em caso de dúvida quanto a atual qualidade do equipamente recomendo recorrer a outra marca ou a um filtro Hang-on da Tetra modelo econômico.

Anônimo disse...

Amigo.. vc ainda tem esse filtro? me responda por email por favor, rodrigo@blueeye.com.br... preciso de uma ajuda